OMS recomenda como mínimo duas horas e meia de exercício em cada semana, com ajustes à idade e saúde.
Só situações muito especiais podem impedir alguém de praticar exercício, garante a Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda diversos graus de esforço consoante a idade. Duas horas e meia por semana é o minimo para ganhar e manter saúde.
A inactividade é um quarto factor de risco para a saúde, contribuindo para doenças como a diabetes, musculo-esqueléticas e cardio-respiratórias, bem como a depressão. Mais: a falta de exercício,segundo alerta a OMS num guia divulgado, está na origem de 21 a 25% dos casos de cancro da mama e do cólon. Os dados epidemiologicos existentes indicam que, para reduzir significativamente o risco de cancro, os adultos devem fazer pelo menos 30 a 60 minutos de actividade física intensa ou moderada. As indicações de tempos e graus de esforço físico foram reúnidas por especialistas e destinam se também aos governos,para que estes promovam actividade física e melhorem assim os padrões de saúde das populações. A OMS lembra que o sedentarismo contribui anualmente para 3,2 milhões de mortes em todo o mundo,devido a doenças associadas à inactividade.
Receitas muito semelhantes
Às crianças e jovens dos 5 aos 17 anos são recomendados pelo menos 60 minutos de actividade física diária de intensidade moderada a forte. Essa actividade deve sobretudo ser aeróbica, o que implica levar ao cansaço controlado. Tais exercicios devem incluir aqueles que fortalecem músculos e ossos,pelo menos 3 vezes por semana. Isto é o considerado mínimo. Tudo o que vá para além da hora diária trará benefícios acrescidos para as crianças e jovens.
A receita prescrita pela OMS está também passada para a população entre os 18 e os 64 anos. Nesta larga faixa etária, é aconselhado como mínimo 2 horas e meia de exercício aeróbico moderado distribuído pela semana ou 75 minutos de exercício intenso. Esse sair do sofá ou da secretária inclui actividades de lazer como o andar a pé ou de bicicleta. Também contam os jogos desportivos, o exercicio planeado ( de ginásio ou não) e as actividades domésticas. Saltar à corda tambem é uma sugestão. Quem queira ir além deste minimo de 2 horas e meia e somar pontos na saúde terá que fazer exercício 5 horas em cada semana. As actividades para fortalecer os musculos e ossos devem ser feitas 2 ou mais vezes por semana.
Contrariando as ideias enraizadas, a OMS aconselha aos seniores uma actividade que não é muito diferente da prescrita aos adultos "na força da idade". O que muda não é o tempo (as mesmas 2 horas e meia do minimo semanal), mas o conselho de se ajustar o esforço à condição de saúde. Se esta for precária, devido a doenças graves e/ou crónicas, o médico deve ser consultado sobre os limites a respeitar. E,naturalmente, a intensidade deve ser ajustada a cada caso, admitindo a OMS que os maiores de 65 anos possam fazer exercicios de grau moderados até ao intenso. Entre os beneficios a colher pelos mais velhos conta a referencia à melhoria das funções cognitivas,contrariando perdas como a da memória. Os seniores têm ganhos acrescidos na sua saúde se todas as semanas chegarem às 5 horas de exercicio.
Outra das recomendações é dirigida a pessoas com mobilidade reduzida: mesmo nesses casos,o exercício físico pode contribuir para melhorar o equilíbrio e evitar a tendência para quedas. Os principais músculos devem ser exercitados 3 vezes por semana.
In Jornal de Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário